quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Arcano 5 - Hierofante: O Mestre



O Hierofante, um nome menos associado à Igreja Católica, como o Papa, e muito mais próximo à condição "sacerdotal" desse arcano, é sempre uma interessante presença numa leitura de tarot.
Gosto, particularmente, de meditar a respeito dela. É forte, dinâmica, e representa algumas qualidades que muito admiro nas pessoas: a cultura, o saber adquirido, o foco numa especialidade sem perder a noção do todo, a forma organizada de expor os pensamentos.
Entendo o porque, quando leio que na China de antigamente, apenas ao imperador e os professores era permitido o uso da cor amarela nas vestes, simbolizando o poder material (ouro) e a sabedoria (a luz solar). Ter conhecimento e saber transmitir é um dom e um privilégio.
Arcano IV, o Hierofante (ou Papa, ou Sumo Sacerdote) simboliza todo aquele a quem recorremos quando precisamos de um conselho, uma orientação, um esclarecimento, um parecer, uma opinião que sabemos, de antemão, confiável. Representam pessoas de reconhecido saber em alguma área específica ou, até mesmo, aqueles cujos conhecimentos são amplos, variados, diversificados. Personagem renascentista, Leonardo DaVinci é um desses exemplos, pois excede o comum, em termos de talentos natos e desenvolvidos, atuando como artista, como cientista, inventor e tudo num altíssimo grau de realização técnica e investigativa, bem como qualidade artística.
O engenheiro que dá o seu parecer sobre uma edificação, o jurista que é consultado sobre os méritos de uma causa, o historiador que é procurado para contextualizar movimentos populares e políticos, o crítico chamado para comentar e qualificar uma determinada obra, o médico especialista altamente recomendado para tratar de um determinado distúrbio, o líder religioso de uma comunidade que encaminha seus seguidores numa busca iniciática, todos são exemplos de pessoas e atividades que podem, em determinados momentos, serem equiparados à figura do Hierofante.
Todos esses profissionais ou pessoas que gozam de reconhecimento e alto conceito na comunidade ou no meio em que transitam, são portadores e distribuidores de conhecimentos, tradições e saberes fundamentais para o bem estar físico, mental, emocional e espiritual daqueles que os buscam.



Mas, como sabemos, todas as cartas do tarot, assim como todos os arquétipos que conhecemos, tem 2 lados, os quais classificamos como positivo e negativo.
Os aspectos menos louváveis dessa carta podem ser descritos como: inflexibilidade, preconceito, síndrome do "eu sei tudo", uma forma ditatorial de impor seus conceitos e sua maneira de pensar. É também aquela figura execrável que, valendo-se da fama, da popularidade ou do poder, acaba criando uma ideologia dominante, desrespeitando a liberdade natural dos seres humanos de conhecerem, estudarem, pensarem, escolherem o que é melhor para eles, individualmente.
Exemplo clássico de um Hierofante "mal posicionado" ou "invertido", é a massificação produzida pelos programas televisionados. É a verdade deturpada ou omitida, a baixa qualidade dos programas de entretenimento, a falta ou má qualidade técnica e pedagógica dos programas educativos, a histeria coletiva incentivada por proprietários e diretores de canais de televisão (poderíamos incluir os jornais, as revistas, estações de rádio, páginas da internet, etc) que acabam por capturar o interesse do público e manipulá-lo a seu bel prazer.
O monge Rasputin colaborou para o fim trágico do regime czarista, com sua mística influência e seus desregrados excessos sobre a nobreza regente; países cujo governo é realizado por religiosos cuja ortodoxia impede a evolução cultural e social da sua população, mantendo-a numa eterna Idade das Trevas; blogueiros e propagadores de inverdades pela internet, manipulando fatos e dados que, eles sabem, nunca serão consultados pela grande maioria dos seus leitores, causando um estado de permanente insatisfação; "formadores de opinião" que, em troca de 30 moedas, vendem sua alma para convencerem seus absolutamente tolos seguidores de que isso ou aquilo é que é bom, de que tal e tal produto não podem faltar na vida de qualquer pessoa feliz, que esta ou aquela marca é que faz com que você se destaque na multidão e ganhe o respeito alheio...
Diferente da carta da SACERDOTIZA (Arcano II), que simboliza um saber guardado a sete chaves, um conhecimento que vive nas profundezas do inconsciente, que também pode ser o conjunto de saberes de um determinado grupo, culto, seita, clube ou associação, o HIEROFANTE é o saber aprendido e compartilhado. É a informação adquirida e passada adiante. É, portanto, quem instrui, educa, fornece subsídios de conhecimento, de maneira bastante liberal, a um grande número de pessoas.
Sempre que possível, devemos ao encontrá-lo no jogo, procurar pensar em como estamos manipulando nosso conhecimento, nossos saberes, nosso aprendizado, e em como estamos facilitando o acesso aos demais a essas nossas habilidades e níveis de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário