quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

3 de Paus: os primeiros resultados


Os Arcanos Menores são aquelas 56 cartas que costumam acompanhar os 22 Arcanos Maiores do tarot tradicional. Divididas em 4 naipes (paus, copas, espada, ouros) apresentam a seguinte estrutura: 10 cartas (Às a 10) e 4 figuras da Corte (valete, cavaleiro, dama e rei).

O naipe de Paus é aquele que representa a energia criativa que somos e que nos circunda. É um naipe masculino, fálico e associado ao elemento Fogo, sendo facilmente associado ao trabalho (pois acaba "dando frutos", aos negócios (porque gera ações benéficas e produtivas para as partes), aos investimentos (crescimento do capital aplicado) e projetos (visam a "criação" de algo novo).

Esse naipe está diretamente ligado à nossa capacidade de inventar, de ousar, de criar alternativas. É o nosso lado impetuoso, ativo, criador, artístico, voluntarioso, espiritual, imaginativo, místico. O fogo é, frequentemente, associado às paixões, ao poder de "dar vida", de transformar, de alterar a forma e estrutura. É da mitologia grega o mito de Prometeu, que roubou o fogo de Zeus para dar vida à raça humana, que ele havia moldado em barro. Aliás, esse mito da criação se repete, com pequenas alterações, em quase todas as culturas e religiões. O fogo simboliza, em resumo, a própria Vida, o "sopro de vida", o espírito do qual fomos imbuídos no momento da concepção.

Por analogia fica, então, fácil pensar que, no tarot, ele também irá simbolizar essa capacidade que os seres humanos tem de terem ideias, conceberem imagens mentais daquilo de desejam realizar e partirem em busca da concretização das mesmas.

O 3 DE PAUS costuma representar um sucesso que chega até mesmo antes de verdadeiramente o merecermos. Imagine que você tenha inaugurado uma loja de sucos, no auge do verão. Seja por curiosidade, ou porque está mesmo muito quente, ou porque você está vendendo os melhores sucos da cidade, sua loja está, desde o dia da inauguração lotada, com filas de clientes ansiosos para consumir seu produto. Todos o cumprimentam pelo sucesso, pela ideia genial de abrir uma loja de sucos numa época tão quente, num mês de férias, num local tão apropriado a esse tipo de comércio.
Você pode dizer, então, que está vivendo os melhores aspectos da energia do 3 DE PAUS: sucesso inicial, rápido, comercialização bem sucedida do produto, momento adequado para angariar clientes para a sua mercadoria, boa estratégia de calendário (sucos naturais gelados = verão + férias).
Aproveite, então, esse seu momento. Procure solidificar seus negócios em cima desse sucesso inicial, não desperdice oportunidades, pois não significa que ele irá durar.

O número 3, que é um número bastante promissor quando pensamos em "dar à luz" a algo que geramos, localiza-se no início da sequência numérica (de Ás a 10) do naipe. Até você poder avaliar com muito mais certeza a "saúde" do seu negócio, no caso, da sua loja de sucos naturais,ainda há que caminhar mais 7 passos, mais 7 cartas.
Os empresários e administradores costumam dizem que não temos condições de avaliar se um negócio irá ou não dar certo, ser lucrativo, proporcionar retornos, antes de 2 anos de funcionamento. É preciso que a ideia seja entendida e consumida continuamente pela clientela. Não basta todos consumirem nos primeiros dias, nos primeiros meses e, depois, passada a novidade, desaparecer a clientela. É preciso também que a qualidade do serviço prestado continue dentro de um mesmo e satisfatório padrão, sem deixar que a clientela se esvaia, não por desinteresse na mercadoria, mas pela má qualidade do serviço ou do próprio produto.

A imagem mais conhecida do 3 DE PAUS nos é dada pelo tarot chamado RIDER-WAITE e mostra um homem em pé, ao ar livre, numa elevação de terreno, olhando uma enseada onde diversos barcos se movimentam em direção ao mar.
Essa é uma belíssima interpretação gráfica dessa carta pois, se nos utilizarmos do exemplo dado acima da loja de sucos, o homem olhando para o infinito, onde seus barcos se movem é o próprio dono da empresa, do negócio, dono da loja de sucos naturais que, depois de  ter "lançado seus barcos ao mar" (disponibilizado seus produtos para o público em geral), supervisiona, apoiado num bastão (cetro, bengala, paus: suas ideias, sua vontade, seu desejo, sua criação) que está brotando (repare as pequenas folhas nele) de forma bem sucedida, ou seja, dando seus primeiros resultados.

Inúmeros são os exemplos concretos do que essa carta representa na  vida real. Basta que tentemos nos recordar de dezenas de pessoas que fizeram sucesso instantâneo, venderam 1 ou 2 CDs, eram presenças constantes em programas de TV, percorreram o país fazendo shows, foram capa de revista, assunto de páginas e mais páginas nas diversas mídias sociais e que desapareceram no mesmo anonimato de onde surgiram. Notoriedade qualquer um pode alcançar, bastando permitir-se uma boa dose de sorte, de oportunismo e de carência específica do mercado consumidor. E, sempre é bom lembrar: fama não é necessariamente sinônimo de sucesso pois pode ser alcançada através de atos muito escusos.
Sucesso, para ser sólido, constante, demanda doses homéricas de trabalho, disciplina, renovação, qualidade.

Ainda que O 3 DE PAUS represente um momento a ser celebrado, há de se compreender que existe um longo caminho a percorrer até que o sucesso inicial torne-se permanente, dentro das metas previamente traçadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário