terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Arcano XVI: A TORRE: a realidade sem véus


 A TORRE é daquelas poucas cartas que quando saem numa tiragem, a gente tem vontade de embaralhar tudo novamente e tentar mais uma vez. Mas não é por aí e, aliás, ela simboliza e alerta para isso mesmo: o fato de não enfrentarmos as situações e nem querermos aceitar ou permitir que elas se apresentem e nos transformem.
O Arcano XVIII simboliza aqueles eventos absolutamente indesejados, inesperados, aquelas peças que o Destino nos prega de surpresa, fazendo uma verdadeira revolução em nossas vidas. Quando isso acontece sentimos como se tudo viesse abaixo, tudo se rompesse, quebrasse, obrigando-nos a cair do alto das nossas ambições, do nosso orgulho, da nossa vaidade, do nosso bem nutrido Ego, das nossas ilusões e fantasias. O que precisaríamos tem em mente, quando esses indesejáveis (mas necessários) eventos ocorrem em nossas vidas é que essa queda permite que coloquemos novamente os pés no chão, aterremos e comecemos do zero.
Situações anunciadas ou simbolizadas pela TORRE são muito comuns, tais como o fim de um casamento que há muito já havia estagnado, a perda do emprego ou de um cargo importante, a falência de um negócio, a sempre indesejada e evitada notícia de uma doença grave, um acidente com sérias consequências, etc. Enfim, tudo aquilo que a gente tem muito medo que aconteça ou, mesmo, nem tem conhecimento de que pode ou está para acontecer.
 
O que é necessário compreender é que muitas vezes a única maneira de evoluirmos é através de um acontecimento radical, normalmente externo, que nos obrigue a abandonar definitivamente velhos conceitos, estruturas de defesa, argumentos ultrapassados, o total comodismo, uma vida de pura fantasia, a falta de conexão com a realidade e... a Torre é a representação desse doloroso evento.
Existe dor nessa queda para a realidade? Nesse implodir de velhas construções interiores? Claro que sim. É o fim de ilusões e sonhos longamente alimentados. É o ter que assumir novas responsabilidades, novos pontos de vista, novos comportamentos: assumir o seu EU verdadeiro. O que não podemos perder de vista é que o nada no Universo conspira contra nós e que, mesmo dentro de uma situação caótica, confusa, assustadora, ele está nos oferecendo uma possibilidade de aprendizagem e, através dessa experiência, o nosso desenvolvimentos como seres físicos e espirituais.

Num aspecto mais prático, numa leitura mais cartomântica, quando a TORRE aparece numa jogada (e, não se esqueça, sempre dependendo do local onde ela se encontra e relacionada a quais outras cartas) ela também pode significar o seguinte: doença grave; aborto; queda física; dor de cabeça, problemas neurológicos, doenças mentais; fratura de ossos; problemas de coluna; mudança de casa; reforma em imóvel; fim de uma relação (namoro, casamento, sociedade, etc); acidente (carro, moto, avião); problemas com explosivos (fogos de artifício, explosões de gás); queda de raios, condições meteorológicas muito adversas; falência, concordata, cancelamento de crédito. Enfim, nesses poucos exemplos nós vemos que o que pode advir, a fim de que se provoque uma grande mudança, é qualquer coisa de indesejado ou inesperado, uma verdadeira e imprevista catástrofe, algo que faríamos o possível para evitar.


Mas tenha sempre em mente que todas as experiências, quando vividas (ainda que dolorosa, mas conscientemente) só trazem benefícios, fazendo com que nos reajustemos às situações. Para que possamos tirar proveito da experiência e para evitar futuros e similares dissabores, é necessário que estejamos sempre cientes que não podemos viver de ilusões, mas com Fé e Esperança.
Que não devemos mentir aos outros e, sobretudo, a nós mesmos, e aceitar o que e quem somos e trabalhar naquilo que é preciso melhorar em nossas personalidades.
Ao tomarmos contato com a realidade, e voltando a reequilibrar nossas emoções, com a razão e a espiritualidade, fará com que novas e melhores oportunidades se apresentem à nossa frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário